A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel vital para a absorção do Cálcio e para a formação de ossos fortes, saudáveis e mais resistentes a fracturas, sendo um componente essencial do tratamento da Osteoporose.
Existem duas formas de vitamina D: a vitamina D-2 (Ergocalciferol – de origem vegetal) e a vitamina D-3 (Colecalciferol – de origem animal) que são formas inactivas, as quais são posteriormente convertidas pelo fígado e os rins, na hormona activa, o Calcitriol que exerce as suas funções no nosso organismo.
O Ergocalciferol é produzido comercialmente a partir do esteróide ergosterol encontrado em vegetais e leveduras, através de irradiação com luz ultravioleta. É utilizado como suplemento alimentar para enriquecimento de alimentos como o leite com vitamina D.
O Colecalciferol é transformado pela acção dos raios solares a partir da Pró-vitamina D-3 (7-dihidrocalciferol) encontrada na pele humana. Ambas as formas D-2 e D-3 são hidroxiladas no fígado e rins a 25-hidroxicalciferol e subsequentemente à forma biologicamente activa, o 1,25-dihidroxicalciferol (Calcitriol), que actua como uma hormona na regulação da absorção de Cálcio no Intestino e regulação dos níveis de Cálcio em tecidos ósseos e renais.
A vitamina D tem várias funções sendo as mais importantes relacionadas com a manutenção dos valores normais do Cálcio no sangue e a regulação do metabolismo e saúde dos ossos. Um dos papéis fundamentais da vitamina D é assegurar que o organismo absorva o Cálcio nos intestinos.
As mulheres com osteoporose pós-menopáusica que tenham níveis adequados de vitamina D absorvem mais de 65% do Cálcio que ingerem. O Cálcio isolado não é suficiente para manter os ossos fortes e prevenir fracturas, sendo que a suplementação com vitamina D ajuda a reduzir a perda de massa óssea e o risco de fractura nas pessoas com osteoporose. Além disso, a vitamina D também melhora a força muscular e o equilíbrio, ajudando a prevenir quedas, que são tão frequentes sobretudo nas pessoas mais idosas.
Estima-se que aproximadamente 80% da quantidade necessária de vitamina D no organismo humano provenha da exposição solar. Isto porque quando exposta aos raios ultravioleta, a pele sintetiza esta vitamina, que é depois armazenada na gordura corporal.
Apresentação:
Embalagem com 120 cápsulas.
Dosagem e Administração:
Tomar 1 cápsula a cada 2 dias, com uma refeição rica em gorduras, ou de acordo com as indicações do profissional de saúde.
Composição:
Vitamina D-3 (como Colecalciferol) – 5.000UI (125mcg) (625% VDR*);
*VDR – Valor Diário Recomendado.
Ingredientes:
Azeite extra virgem;
Cápsula softgel (gelatina de origem bovina, glicerina e água).
Não contém: levedura, glúten, milho, soja, leite, ovo, marisco e peixe.
Avisos:
Este produto deve ser usado sob supervisão de um profissional de saúde.
A vitamina D deve ser utilizada com precaução por aquele que tomam Glicosídeos cardíacos e sofrem de hipercalcemia.
Pode interagir com atorvastatina e tiazida (diuréticos).
Se estiver a tomar algum destes medicamentos, consulte o seu médico.
Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e de um estilo de vida saudável.
Manter fora do alcance e visão das crianças.
Não exceder as dosagens recomendadas.
Manter em local fresco e seco, ao abrigo da luz, calor e humidade.
Não utilizar no caso de hipersensibilidade ou alergia aos seus componentes.