Saúde Mental: O que é e como cuidar
Compreender a saúde mental implica clarificar o conceito de saúde. Afinal, a saúde é considerada um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de problemas ou doenças.
Saúde física e mental estão intimamente ligadas com o desenvolvimento humano e a produtividade a nível individual e coletivo. Através da saúde mental o indivíduo gera a sua própria maturidade, assim como a da sua família o que contribui para o progresso da comunidade em que se insere.
O que fazer para cuidar da saúde mental?
Ao longo das nossas vidas, múltiplos determinantes individuais, sociais e estruturais podem combinar-se para proteger ou minar a continuidade da nossa saúde mental.
Em qualquer uma destas situações, o autocuidado é fundamental.
Autocuidado significa reservar um tempo para fazermos coisas que nos ajudam a viver bem e melhorar a nossa saúde física e mental. Isto pode ajudar-nos a controlar o stress, diminuir o risco de doenças e aumentar a nossa energia.
Pequenos atos de autocuidado no nosso dia-a-dia podem ter um grande impacto. Aqui ficam alguns exemplos:
✔ Praticar exercício regularmente. Apenas 30 minutos de caminhada diários podem melhorar o humor e a saúde. Se não conseguir caminhar durante tanto tempo ao início não desanime, vá adaptando às suas possibilidades.
✔ Manter-se hidratado e consumir refeições saudáveis, pequenas e frequentes. Tenha atenção à sua ingestão de cafeína e álcool e como estes afetam seu humor e bem-estar — para alguns, diminuir o consumo de cafeína e álcool pode ser útil.
✔ Fazer do sono uma prioridade. Siga uma programação e certifique-se de dormir o suficiente. A luz azul de dispositivos e telas pode dificultar o processo de adormecer. Reduza a exposição à luz azul do seu telemóvel ou computador antes de dormir.
✔ Experimentar uma atividade relaxante. Meditação, alongamentos ou exercícios respiratórios são algumas opções. Programe horários regulares para essas e outras atividades saudáveis que goste, tal como ouvir música, ler, passar tempo na natureza ou envolver-se em atividades de baixo stress.
✔ Definir metas e prioridades. Decida o que deve ser feito agora e o que pode esperar. Aprenda a dizer “não” a novas tarefas se começar a sentir que está em sobrecarga e tente apreciar o conquistou no final do dia.
✔ Praticar a gratidão. Lembre-se diariamente das coisas pelas quais é grato. Seja específico. Escreva-as ou repita-as na sua mente.
✔ Concentrar-se na positividade. Identifique e desafie seus pensamentos negativos e inúteis.
✔ Manter conexões sociais: Passar tempo com amigos, família ou pessoas próximas fortalece laços e ajuda a diminuir o stress. Conversar, compartilhar preocupações e desabafar podem ser grandes apoios.
✔ Procurar apoio profissional: A terapia não é apenas para lidar com crises: ela é uma forma eficaz de autoconhecimento e prevenção, ajudando a desenvolver resiliência e uma mente mais equilibrada para enfrentar os desafios do dia a dia. Muito útil para lidar com questões específicas e desenvolver ferramentas de enfrentamento.
Suplementação Natural
Transtornos de ansiedade e humor são as principais condições mentais associadas a outros transtornos de saúde mental que impactam a qualidade de vida.
Nesse sentido, identificam-se em seguida algumas plantas usadas na gestão de problemas relacionados com a saúde mental, tais como sono, stress, ansiedade e depressão:
Bacopa monnieri – Atua como neuroprotetor, aprimorando a memória e reduzindo o stress.
Valeriana – Efeito sedativo e ansiolítico.
Sálvia – Melhoria cognitiva, redução da ansiedade, potencial na demência e outros problemas neurológicos.
Ashwaganda – Efeito positivo na gestão do stress, ansiedade e melhoria do sono.
Griffonia Simplicifolia (5-HTP) – Pode ser eficiente no tratamento da fibromialgia, dores de cabeça, insónia, controle da ansiedade e, principalmente, na depressão.
Dr.ª Carina Santos
Sou licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e possuo mais de 10 anos de experiência especializada na área de emagrecimento.
Ao longo da minha carreira, desenvolvi também competências em nutricoaching, reconhecendo a importância da motivação e de uma atitude positiva para o sucesso das consultas nutricionais.
Paralelamente, valorizo o equilíbrio entre corpo e mente, praticando regularmente natação, power mix e chi kung terapêutico, atividades que considero fundamentais para o bem-estar físico e mental.
Acredito que a determinação é o alicerce de qualquer processo de transformação.