Menopausa: Uma fase do ciclo de vida da Mulher
A menopausa é um momento natural da vida da mulher que traz consigo alguns desafios. Saber um pouco mais sobre este tema é o primeiro passo para atravessar esta fase com mais tranquilidade e confiança.
O que é a menopausa?
A menopausa ocorre quando se verifica a ausência de menstruação durante um ano, o que geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos de idade.
No fundo, é um marco do climatério, ou seja, da transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo da vida da mulher.
Durante o climatério e a menopausa existem modificações hormonais acentuadas, sendo comuns vários sintomas com intensidade e frequência diferentes.
Sintomas frequentes:
- Afrontamentos, calores súbitos e transpiração noturna
- Dor de cabeça
- Dor nas articulações
- Ansiedade, irritabilidade e insónia
- Dificuldade de concentração
- Redução da líbido e secura vaginal
- Modificações na pele e no cabelo
- Aumento da prevalência de obesidade, síndrome metabólico, doença cardiovascular e osteoporose
Como controlar melhor os sintomas?
A alimentação e o estilo de vida têm um papel fundamental na redução dos sintomas, bem como na prevenção e tratamento das doenças associadas a esta etapa.
As principais recomendações para melhorar os sintomas passam por:
- Controlar o peso corporal através de uma alimentação variada e equilibrada, privilegiando o consumo de vegetais e fruta
- Evitar o consumo excessivo de sal, recorrendo as ervas aromáticas e especiarias
- Consumir peixes gordos, pelo menos 2 vezes por semana e evitar o consumo de carnes vermelhas
- Incluir 30g de frutos oleaginosos ao natural por dia, tais como amêndoas, cajus, nozes
- Evitar açucares refinados presentes em doces, bolos e refrigerantes
- Reduzir ou eliminar hábitos tabágicos e moderar o consumo de cafeína e colesterol
- Assegurar um aporte adequado de cálcio e vitamina D
- Evitar o consumo de alimentos processados e de bebidas alcoólicas
- Praticar exercício físico com regularidade
- Recorrer ao auxílio de suplementos naturais, sob orientação profissional
Suplementos naturais: Uma alternativa no tratamento
Embora continuem a ser necessários mais estudos que ajudem a consolidar o efeito positivo do uso de suplementos naturais no tratamento do climatério e da menopausa, aqui ficam algumas opções disponíveis e respetivos benefícios.
Isoflavonas de soja – Visam prevenir e tratar o envelhecimento da pele, ajudando também a reduzir os afrontamentos.
Probióticos –Atuam na manutenção da integridade da barreira intestinal, diminuindo a inflamação. Possuem efeito positivo em alguns fatores de risco cardiovascular.
Vitaminas B6 e B12, magnésio, zinco e triptofano – Participam na síntese de melatonina, tendo um efeito positivo no sono e prevenção do declínio cognitivo.
Maca-peruana – Melhora a memória e a concentração, fortalece o sistema imunológico e atua como afrodisíaco, ajudando a promover a líbido e a aliviar o stress.
Óleo de Onagra – Eficaz na redução da frequência e intensidade da transpiração noturna.
Vitamina D – É fundamental para aumentar a absorção de cálcio e prevenir a osteoporose. Grande parte da vitamina D advém da exposição solar que nem sempre é suficiente, pelo que a suplementação torna-se necessária.
Dr.ª Carina Santos
Sou licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e possuo mais de 10 anos de experiência especializada na área de emagrecimento.
Ao longo da minha carreira, desenvolvi também competências em nutricoaching, reconhecendo a importância da motivação e de uma atitude positiva para o sucesso das consultas nutricionais.
Paralelamente, valorizo o equilíbrio entre corpo e mente, praticando regularmente natação, power mix e chi kung terapêutico, atividades que considero fundamentais para o bem-estar físico e mental.
Acredito que a determinação é o alicerce de qualquer processo de transformação.